É a especialidade que realiza o tratamento de canal em dentes que sofreram traumas, encontram-se com estágios avançados de cárie, necrosaram, ou por motivos protéticos. Consiste na remoção da polpa do dente e tem como finalidades principais eliminar a dor e evitar infecções. Lembre-se, quando falamos de tratamento de canal, o tempo pode ser o maior inimigo. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, menores os riscos de infecções e melhores os resultados.
Para quem é indicado
O tratamento endodôntico é indicado para todos os pacientes sempre que houver algum tipo de lesão, trauma ou fratura nas partes mais internas do dente, como uma inflamação da polpa dentária ou até uma agressão, como uma pancada.
Dúvidas Frequentes
Devo procurar tratamento endodôntico sempre que meu dente doer?
Não. Os dentes podem doer pelos mais diversos motivos, tais como: frio intenso, calor intenso ou alimentos. Os sintomas aparecem em dentes com cárie, retração de gengivas, ou até submetidos a carga intensa. Sendo assim, removendo a causa, cessa a sensibilidade sem a necessidade de um tratamento de canal.
Precisava de tratamento endodôntico mas não procurei um especialista. O que pode acontecer?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical com consequências mais sérias como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). O que pode levar a uma extração de dente.